quinta-feira, 7 de outubro de 2010

“Ensinamentos” online para sempre

Impressiona-me a quantidade de e-mails que recebo com textos de auto-ajuda. Alguns prometem resolver todos os problemas de sua vida com atitudes simples ou filosofias baratas. Boa parte desses e-mails é assinada por Luis Fernando Veríssimo, apesar de o próprio Veríssimo já ter declarado que não escreve tanto assim. Isso me leve a crer que nem mesmos os autores verdadeiros acreditam no que escrevem, pois assinam outro nome para tentar dar credibilidade.

Se os “pais das crianças” não assumem a autoria do “crime”, por que eu teria que ler e dar tanta atenção a dicas que prometem milagres? Confesso que alguns fazem até sentido, como no caso do término de relacionamentos. Ora, não existe a expressão “não deu certo”. Nesse caso deve ser trocada sempre por “deu certo enquanto deveria dar” ou “deu certo por tanto tempo”. Esse foi um que repassei para amigos e amigas que já viveram coisas do tipo.

Outros não são tão criativos assim ou reflexivos. Beiram ao Spam. Parecem que têm uma única finalidade: captar e-mails. Esta semana recebi um mesmo que foi de dar dó. Tratava de meio ambiente, pegando o gancho da defesa da candidata Marina Silva em seu discurso. O pobre autor, que para variar não se identificou, dizia que a natureza está estreitamente ligada ao seu âmago. Hã? Como assim?

Ele tentou fazer um link entre a necessidade de se preservar o meio ambiente com o bem estar de sua vida. Tudo bem, a ideia foi até interessante. Se não cuidarmos hoje, não teremos no amanhã. Mas dizer quem uma coisa está “estreitamente” ligada ao seu âmago. Forçou a barra.

A questão é uma só. Se você não tem boas ideias é melhor não escrever nada. E se tiver uma boa ideia, tenha a honra de assumi-la e deixar o grande Veríssimo de fora. Fico por aqui, esperando não receber mais tantos textos sem autoria.

Nenhum comentário:

Ep. 2 - Um plano infalível

 Não demorou muito e precisei deixar a casa dos meus pais. Não sabia para onde ir ou a quem recorrer. Certo era que voltar a morar com eles ...