quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Mais uma vez, Goiânia

Surpresa. Quem não gosta de ser surpreendido em algum momento da vida? Pois bem, foi pensando nisso que animei em pegar meu carro na manhã de Natal e encarar a BR-060 para ver meus tios em Goiânia. Após meses sem visitá-los, enfim eu estava novamente rumo ao Setor Pedro Ludovico. E que boa viagem foi essa.

Ao som de Raimundos, percorri os mais de 200 km sem nenhum problema. Devo confessar que o trecho entre Abadiânia e Anápolis já precisa de uma reforma na pista. A operação tapa-buraco até que foi iniciada, mas os desníveis no asfalto são um perigo para o motorista. Então, atenção redobrada.

Eu saí de Brasília às 8h30. Quando o relógio marcou 10h50 eu estava tomando um café na casa da tia Divina. A surpresa foi tanto dela quanto minha. É que eu acabava de acordá-los. O tio João estava no supermercado com tia Edite e Isadora. Quando retornou, viu meu carro e manifestou toda satisfação em me receber. Olha, como é bom ser bem acolhido.

Após uma longa conversa e a chegada do primo Marcos, descemos até a casa da tia Euripa e ali encontrei meu afilhado Leonardo, namorada da minha prima Ana Paula. Outro café e mais conversas. Decidi, então, sair com eles pela noite para conversar e ver as luzes natalinas da cidade.

Assim foi feito. Elaine e Marcos nos levaram até a praça do Ratinho, onde foi construída uma trincheira como um monumento. Lembrei do Roriz: “não estou construindo uma ponte, mas sim um monumento”. O prefeito Iris Resende teria se inspirado no DF para fazer esse monumento???

Mas o melhor da noite foi o comentário da Elaine: “Em Goiânia não temos muitos monumentos. Esse é a grande sensação do povo agora”. Pô Elaine, é claro que Goiânia tem monumentos. O próprio Palácio Pedro Ludovico Teixeira – sede do governo goiano – é um monumento. Sem falar no monumento das Três Raças, na Praça Cívica. E a antiga estação de trem, a Serrinha, o Serra Dourada...

Para não me alongar mais, as luzes de Goiânia estão lindas. Eu retornei a Brasília no dia seguinte, mas fiquei com gostinho de quero mais. Dia 6 de janeiro tem folia de reis. Se tudo der certo, estarei novamente em chão goiano. Ê trem bão!

Um comentário:

Goiânia - No Coração do Brasil disse...

eh Goiânia ate que tá com uns monumentos bonitos agora... esse da Praça do ratinho e o da avenida 85...
Legal seu texto... parabéns...
Ha da uma visitada no meu blog...
Fala sobre a cidade Goiânia. Abraços..

http://goianiabr.blogspot.com/

Ep. 2 - Um plano infalível

 Não demorou muito e precisei deixar a casa dos meus pais. Não sabia para onde ir ou a quem recorrer. Certo era que voltar a morar com eles ...