quinta-feira, 10 de julho de 2008

Volta Túlio Maravilha!

A fase do meu Glorioso Botafogo não é das melhores. Historicamente, seja na vida real ou em contos de fadas, quando a coisa fica difícil é hora de entrar em ação um herói. Sim, um herói. Daqueles que fazem o coração saltar na hora H. Como a crise no Fogão é feia, daquelas de fazer o torcedor ficar preocupado com a Série B, andei lendo diversos blogs de botafoguenses espalhados pelo Brasil.

Devo confessar que concordo com o Zé Fogareiro (blogueiro oficial da torcida do Fogão). É hora de colocar um atacante de verdade no time do Botafogo. Esse seria um grande começo, já que mudanças são necessárias do goleiro ao ponta esquerda. Mas voltando ao fato de que todos clamam por um herói, a diretoria deveria resgatar um da década de 1990. Túlio Maravilha!

O homem dos 843 gols está aí, com 39 anos, matando os adversários. Estive no Serra Dourada em junho e conferi a performance do atacante. Mortal! Sim, o Túlio Maravilha marcou os três na vitória por 3 x 2 contra o América/RN. A torcida do Vila Nova delira com os gols que hoje poderiam estar sendo feitos com o manto sagrado do Fogão.

O cronista Armando Nogueira resumiu em uma única expressão o que é Túlio Maravilha. Dizia ele: “Quando ele está em campo, não existe gol anônimo”. E a torcida botafoguense está com saudade do Túlio, saudade dos seus gols decisivos, de seu faro para mudar o placar, das suas declarações imperdíveis... enfim, a torcida do Botafogo está com saudade de um ídolo de verdade.

Dizia Nelson Rodrigues: “só o jogador medíocre faz futebol de primeira”. E como não chamar os craques de todos os tempos de medíocres. Seja por sua forma de jogar, seja por sua forma de falar, seja por sua forma de “matar” a partida. Gol bonito é aquele que balança a rede. E Túlio sabe como ninguém fazer a pelota se acomodar no fundo da rede do gol adversário.

O botafoguense sabe que Túlio já não é mais tão jovem e que também não está 100% em sua condição física. Mas, o botafoguense sabe que o “artilheiro falastrão” reconhece o significado da Estrela Solitária e que se programa para fazer o milésimo gol com a camisa do alvinegro mais querido do Brasil.

Hoje, nossos jogadores não têm noção da história que carregam em seus ombros quando vestem aquela camisa. Garrinha, Gérson, Jairzinho, Maurício, Túlio... Todos eles deram valor ao Fogão e fizeram a torcida sorrir, vibrar, delirar, gritar, chorar de alegria (e não de tristeza por perdas consecutivas de títulos). Por essas e outras eu me junto ao movimento VOLTA TÚLIO MARAVILHA!

E para terminar, vale lembrar o velho e bom refrão cantado incansavelmente pela torcida botafoguense:

“Túlio Maravilha nós gostamos de você. Túlio Maravilha faz mais um pra gente ver”.

Um comentário:

Leandro Galvão disse...

vamos atualizar essa merda?!

Ep. 2 - Um plano infalível

 Não demorou muito e precisei deixar a casa dos meus pais. Não sabia para onde ir ou a quem recorrer. Certo era que voltar a morar com eles ...