quinta-feira, 12 de junho de 2008

Uma turma nada imparcial

Para quem assistiu à final da Copa do Brasil reparando a locução e os comentários da dupla Kleber Machado e Falcão restou uma certeza: são corintianos. Jamais na história desse país, plagiando o nobre presidente Lula, uma transmissão foi tão tendenciosa e imparcial. De certo, a TV Globo não queria perder os telespectadores corintianos e jogou pesado contra a TV Bandeirantes, que sempre foi bairrista e torcedora aberta dos times paulistas.

Ao chegar da minha pós-graduação, percebi que o Sport já vencia por 2 a 0. O locutor Kleber Machado narrava de forma broxante os ataques do Sport e se empolgava nas investidas dos alvinegros. O Falcão, por sua vez, sempre dava as dicas para o Corinthians chegar ao tão sonhado gol do título. Não comentava que para o Sport ser campeão bastava segurar o resultado e se fizesse mais um sacramentaria o título.

Um lance, aos 43 minutos do segundo tempo, deixou a dupla louca. O atacante Acosta entrou na área e foi derrubado pelo goleiro do Sport. Na hora, uma euforia contida na cabine da Globo. Para surpresa dos dois, o árbitro nada marcou. Segue o jogo e em mais poucos minutos o Sport sagrava-se campeão. Aí que tudo ficou claro.

Já vi o Kleber narrar títulos de outros clubes e a empolgação era nítida. Ontem, pelo contrário, era uma narração formal, de protocolo, como se a torcida nordestina não merecesse tais elogios. Se fosse o Corinthians campeão eles estaria, com certeza, com link em São Paulo, conversando com o presidente do time, com o mascote, com São Jorge e tudo mais. Mas como era o Sport, apenas cumpriram o protocolo.

Para a maior emissora do Brasil e, se não me engano, a quinta do mundo, a Globo mostrou com desprezo o título inédito desse clube tão especial que é o Sport Recife. Diga-se de passagem, a mesma Rede Globo empurra há anos para o brasileiro que o Flamengo é pentacampeão brasileiro. Mentira. Em 1987, o campeão foi o mesmo Sport Recife, que disputou a Libertadores da América em 1989.

A preocupação com a imprensa bairrista é essa. E se a coisa continuar assim, logo a Globo vai empurrar a todos que o campeão da Copa do Brasil de 2008 foi o Corinthians e não o Sport. No mais, parabéns ao Sport e boa segundona ao Corinthians, que sonhou, nadou, nadou, nadou e morreu na praia.

E meu Botafogo? Bem, esse ainda teremos de ver no decorrer da Série A.

Um comentário:

Paula Barros disse...

Oi
Olhando geral o blog. Gostei muito dos números e do spam.
abraços

Ep. 2 - Um plano infalível

 Não demorou muito e precisei deixar a casa dos meus pais. Não sabia para onde ir ou a quem recorrer. Certo era que voltar a morar com eles ...