segunda-feira, 7 de abril de 2008

Brasília, como outra qualquer

Cada dia mais Brasília se tornar uma capital como outra qualquer. Claro, o projeto único do urbanista Lucio Costa e os traços inconfundíveis do arquiteto Oscar Niemeyer continuam perceptíveis e, graças ao esforço da sociedade, reconhecidos internacionalmente. Mas os problemas das grandes metrópoles avançam e o Estado tenta, sem sucesso, conter esse avanço.

O episódio mais recente que presenciei foi a extorsão no gramado em frente ao Arena, no Setor de Clubes Sul. A presença de bandidos disfarçados de flanelinhas no Plano Piloto não é novidade. O que realmente está incomodando é que a atuação deles, sempre em grupos, está cada vez mais para crime organizado.

No último sábado, saí para um show no local e antes de estacionar um desses flanelinhas me indicou uma vaga, bem no escuro. Eu fiz que não queria estacionar ali e fui parar em outro canto do gramado, pois no Arena também não há vagas para todos os veículos. O flanelinha me seguiu e quando eu parei o carro e abri a porta ele me disse:

- Aí mesmo patrão. Aqui a gente tem uma equipe (quadrilha) de 15 vigias. Cobramos R$ 2 na entrada e R$ 2 na saída.
Eu respondi:
- Não mesmo.
E ele me ameaçou:
- A estacionamento aqui é muito perigoso, doutor.

Eu simplesmente fechei a porta e saí. Imagina, o que torna o estacionamento perigoso é a presença dessa quadrilha, que vem cobrando dinheiro em todos os estacionamentos públicos do Distrito Federal. Um absurdo.

Quando digo que Brasília se torna uma cidade como outra qualquer em menos de 50 anos podem pensar que estou exagerando. Mas, em 26 anos que moro na capital, foi a primeira vez que um bandido me abordou em um estacionamento público cobrando por uma área que não é dele.

O mais interessante é que a 500 metros do local, três viaturas da Polícia Militar estavam paradas em um tremendo deserto. Por essas e outras, a segurança m Brasília é tão criticada e aguardada pela sociedade. O que não podemos deixar é que esses flanelinhas tomem conta da cidade. No Arena, centenas de carros pagaram adiantado R$ 2 a essa quadrilha. Se todos se recusassem e chamassem a polícia, os bandidos corriam do local.

A sociedade precisa dar a resposta ao crime organizado que se forma em Brasília. Não é só a omissão do Estado que causa isso. Se as pessoas continuarem a pagar para deixar seu carro em uma grama qualquer, amanhã pagarão para caminhar pelas calçadas. Basta de tanta omissão por parte de todos.

3 comentários:

Sinval Junior disse...

Apoiado! tambem fico indignado com essa bandidagem. Precisamos reagir! pela segurança dos nossos filhos!

Leandro Galvão disse...

Maravilha de desabafo!!! Concordo em tudo contigo! Coincidentemente também escrevi no meu blog um manifesto quase que nazista contra esses marginais. Dá uma olhada: http://otaverneiro.blogspot.com/2008/04/senhor-prendei-os-flanelinhas.html

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.

Ep. 2 - Um plano infalível

 Não demorou muito e precisei deixar a casa dos meus pais. Não sabia para onde ir ou a quem recorrer. Certo era que voltar a morar com eles ...