terça-feira, 21 de março de 2017

Tome o controle da situação. Isso vale ouro

Odeio quando as coisas saem do meu controle. Odeio ficar a reboque de decisões de terceiros. De pessoas que nem sempre pensam no outro. Assim como eu, acredito que boa parte da população mundial pensa assim. No entanto, é preciso tentar compreender todo o processo, aceitá-lo. Nem sempre depende de nós, da nossa querência... E a vida é assim. Não adianta reclamar ou resmungar pelos cantos. Muitas vezes, viramos apenas passageiros de situações. Simples assim.

Recentemente, tenho passado por boas provações nesse sentido. No trabalho, na família, nos relacionamentos que escolhemos viver... Sempre há situações que incomodam. Tenho trabalhado isso da seguinte forma:

Situação X. Consigo resolver?
Sim, então não vou me preocupar e apenas trabalhar para resolver.
Não, então não vou me preocupar, uma vez que não tenho como resolver mesmo.

Nem sempre é fácil, pois o incômodo crescente gera ansiedade e estresse. Por outro lado, contar até dez é sempre um grande passo. A terapia tem me ajudado muito. Estar com um profissional alheio ao seu cotidiano te faz pensar em quantos pontos de vista pode haver em uma única situação. E olha que estou ficando perito nisso. O que outrora me incomodava, agora não tem passado de ruído somado a outros tantos que assobiam diariamente em meus ouvidos.

Encarar a realidade é sempre a melhor saída. Não adianta querer viver algo que não existe ou que se passa apenas na sua cabeça. Encare os fatos. Seja corajoso e não tenha medo de mudar. Mudar é bom. A mudança que muitas vezes esperamos pode estar dentro de nós mesmos. É apenas aceitar o processo, se render a ele e deixar fluir.




Administrar a vida é tarefa complicada. Requer muito conhecimento humano e autoconfiança. No que depende de nós, adiante... Se depender do outro, nunca se esqueça disso, prepare-se para a decepção. Já dizia o Barão de Itararé: “De onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo”. A verdade é que não tem muita gente interessada na vida alheia não. Viver é sempre o melhor remédio para esse tipo de situação.

Certa vez uma senhora de uns 70 anos me deu uma lição de vida. Dizia ela: “Meu filho, sabe o que adoro nesta minha idade? Eu faço o que quero, falo o que me vem à cabeça e o povo ainda acha engraçadinho”. Está aí a graça da vida. Não se preocupe com o que o outro pensa de ti. Seja você, sempre. Assim, quem gostar de você vai gostar pelo que você é e não pelo que aparenta ser. E assim a vida ficará mais leve. Chega de se preocupar com o que as outras pessoas vão pensar. Tenha prudência, mas que tua vontade prevaleça em suas decisões. É o que quero para mim e para você.

Ep. 2 - Um plano infalível

 Não demorou muito e precisei deixar a casa dos meus pais. Não sabia para onde ir ou a quem recorrer. Certo era que voltar a morar com eles ...